Edifício Residencial em Curitiba

Edificio Residencial em Curitiba

A proposta para o edifício residencial em Curitiba foi pautada pelo rico contexto urbano onde o empreendimento se implantará: no Batel, bairro vibrante, extremamente bem servido de serviços; e na situação privilegiada de lote de esquina, entre a avenida Sete de Setembro e a rua Cândido Xavier.

Nesse sentido, a abordagem baseou-se na integração entre o ‘habitar’ e a cidade, propondo um espaço que promova a melhoria da qualidade da relação dos espaços privativos com o cotidiano das pessoas, através da criação de um edifício de presença generosa, incorporado à paisagem urbana do entorno, cujo térreo convidativo oferece essa interação, com conexão direta para a rua, permitindo a circulação franca das pessoas, essencial para o bem-estar e segurança dos lugares.

Edificio Residencial - Vista lateral
Edificio Residencial - Praça no térreo

O projeto arquitetônico privilegia uma implantação voltada para a cidade, de modo a criar uma relação espacial com as ruas circundantes, em que ao mesmo tempo existe uma distinção legível entre o domínio público e privado, e uma sinergia entre a rua e o empreendimento.

O térreo como extensão do passeio público – uma praça, tem esse princípio corroborado através do mobiliário urbano – bancos, floreiras e bicicletário, que próximos ao espaço privado definido pela portaria, hall de entrada e mezanino, ativam a circulação e a permanência das pessoas.

A situação de esquina, a morfologia do lote e a horizontalidade do edifício favorecem a permeabilidade urbana, como a vida em uma cidade saudável pode proporcionar. Aproveitando as possibilidades da vida em condomínio, o programa compartilhado no térreo permitirá ao futuro morador apropriar-se de um endereço repleto de atividades.

Edificio Residencial - Vista aérea

A tipologia adotada para os apartamentos é organizada com a sala e a cozinha integradas num espaço que articula conjunto de quartos, lavabo e banheiros, num arranjo que minimiza os corredores e maximiza o aproveitamento do espaço construído. Pé direito de piso a piso de 3 metros.

São 7 tipologias de apartamentos, podendo cada uma delas, optar por 2 ou 3 dormitórios, o que amplia consideravelmente essa diversidade tipológica, acomodando os diferentes estilos de vida dos futuros moradores.

Edificio Residencial - Térreo - Mezanino - Cobertura
Edificio Residencial - Pavimento tipo
Edificio Residencial - Corte logitudinal

Para qualificar a ampla relação entre o exterior e o interior dos apartamentos, estabelecida pelos caixilhos de correr piso-teto, com boa iluminação e ventilação natural, foi proposta uma fachada constituída por componentes que tornarão essa abertura mais controlada, confortável e que atribuirão ao edifício sua identidade:

– varanda linear que permitirá que esses caixilhos permaneçam abertos mesmo durante as chuvas e que dará a cada unidade melhor isolamento acústico e visual em relação aos vizinhos de cima e de baixo;

– brises móveis em chapa metálica perfurada que proporcionará a cada unidade melhor proteção à radiação solar; e

– na face sul, jardineiras integradas aos guarda-corpos com plantas de sombra as quais servirão para regular a exposição do interior dos apartamentos, como elemento paisagístico de composição da fachada, e de estímulo ao bem-estar, incentivo à biofilia e promoção de um propósito mais sustentável.

Na cobertura, foram definidos dois setores: junto da esquina, um rooftop, ambiente de uso coletivo, com área de convivência e contemplação. E o outro setor com placas fotovoltaicas, sobre o trecho em lâmina da edificação, com capacidade de gerar energia necessária para as áreas comuns do prédio.

Edificio Residencial - Rooftop

ficha técnica

local: Curitiba, PR
2o. Concurso Aberto de Arquitetura Weefor Arq

ano de projeto:
2022

área total construída:
10.561,94 m2

total de unidades:
49 apartamentos

vagas de garagem:
98 vagas

arquitetura:
Márcia Terazaki, Zé Àlves