edifício residencial
em curitiba
bem-estar e cotidiano
A proposta para o edifício residencial em Curitiba foi baseada no contexto urbano vibrante do Batel, um bairro repleto de serviços, em uma esquina privilegiada entre a Avenida Sete de Setembro e a Rua Cândido Xavier.
Nesse sentido, a abordagem baseou-se na integração entre o morar e a cidade, promovendo um espaço para melhorar a qualidade de vida e o cotidiano das pessoas. O edifício, com sua presença marcante, se incorpora à paisagem urbana, e seu térreo convidativo oferece interação direta com a rua, facilitando a circulação das pessoas e contribuindo para o bem-estar e segurança do local.
O projeto arquitetônico destaca uma implantação voltada para a cidade, criando uma relação espacial harmoniosa com as ruas ao redor. Ao mesmo tempo, existe uma distinção clara entre os domínios público e privado, promovendo uma sinergia entre a rua e o empreendimento.


O térreo, concebido como uma extensão do passeio público, funciona como uma praça equipada com mobiliário urbano, incluindo bancos, floreiras e bicicletário. Esses elementos, junto ao espaço privado da portaria, hall de entrada e mezanino, incentivam a circulação e a permanência das pessoas.
A localização de esquina, a morfologia do lote e a horizontalidade do edifício promovem a permeabilidade urbana, característica de uma cidade saudável. Aproveitando as possibilidades da vida em condomínio, o programa compartilhado no térreo permitirá ao futuro morador apropriar-se de um endereço repleto de atividades.


A tipologia dos apartamentos organiza a sala e a cozinha em um espaço integrado que articula quartos, lavabo e banheiros, minimizando corredores e maximizando o aproveitamento do espaço construído. O pé-direito de piso a piso é de 3 metros.
São 7 tipologias de apartamentos, cada uma com a opção de 2 ou 3 dormitórios, ampliando a diversidade tipológica e acomodando diferentes estilos de vida dos futuros moradores.

O projeto arquitetônico qualifica a relação entre o exterior e o interior dos apartamentos, utilizando caixilhos de correr piso-teto que proporcionam boa iluminação e ventilação natural. A fachada é composta por elementos que garantem uma abertura controlada e confortável, atribuindo identidade ao edifício:
Varandas lineares que permitem manter os caixilhos abertos mesmo durante as chuvas, oferecendo melhor isolamento acústico e visual entre os vizinhos;
Brises móveis em chapa metálica perfurada, que protegem as unidades da radiação solar;
Jardineiras integradas aos guarda-corpos na face sul, com plantas de sombra que regulam a exposição interna, compõem a fachada paisagística e promovem bem-estar, biofilia e sustentabilidade.
A cobertura é dividida em duas áreas: um rooftop na esquina, destinado ao uso coletivo com espaço de convivência e contemplação, e uma área com placas fotovoltaicas, que geram energia para as áreas comuns do prédio.

ficha técnica
localização: Curitiba, PR – Brasil
tipo de construção: residencial multifamiliar
cliente/organização: Weefor, Revista PROJETO
área construída: 10.561,94 m²
total de unidades: 49 apartamentos
vagas de garagem: 98 vagas
início do projeto: 2022
status: concurso de projeto, não construído
autores: Márcia Terazaki, Zé Àlves (ZAA)
2° Aberto de Arquitetura Weefor ARQ