coworking do
centro cultural são paulo
flexibilidade otimizada
O projeto de design de mobiliário para a instalação de um coworking público no Centro Cultural São Paulo foi criado para atender às especificações do edital do concurso.
O conceito baseia-se na modularidade do mobiliário, oferecendo um espaço flexível adaptado à dinâmica de uso do local de trabalho coletivo. Isso é refletido nas diferentes possibilidades de layout sugeridas e ilustradas nas opções de planta.
Nesta proposta em etapa de Estudo Preliminar, a área reservada de aproximadamente 290m² inclui um ambiente de trabalho compartilhado para diversos usuários, com módulos de 2 e 4 postos. Há também uma sala de reuniões multiuso com módulos para 8 e 12 postos, além da área de recepção e gerenciamento administrativo, convivência e espera. Adicionalmente, há um espaço para reuniões abertas de pequenos grupos, equipado com tela de projeção e projetor suspenso.
Ambientação
No centro do salão, procurou-se concentrar a atividade principal, a atividade principal é concentrada, com os postos de trabalho compartilhados em área privilegiada e estratégica, completamente visível neste aquário que configura o coworking delimitado por caixilharia de vidro. Nas zonas periféricas, a distribuição de uso dos ambientes de descompressão e de apoio, recepção, convivência e reuniões abertas.
Mobiliário
O mobiliário foi projetado para atender aos parâmetros de funcionalidade, resistência, durabilidade, manutenção, manuseio e reposição, conforme os padrões de custo estabelecidos pelo concurso. Ergonomia, sustentabilidade e acessibilidade também foram considerados nas soluções apresentadas.

ficha técnica
localização: São Paulo, SP – Brasil
tipo de construção: comercial, cultural
cliente/organização: Centro Cultural São Paulo (CCSP)
área construída: 290 m²
início do projeto: 2018
status: concurso de projeto, não construído
autores: Márcia Terazaki, Mirtes Murakami, Aline Amorim
2o prêmio
Concurso Público de Design de Mobiliário para Coworking do CCSP