biblioteca da faculdade
de direito usp
acessível e dinâmico
O projeto de revitalização do edifício localizado na Rua Senador Feijó, ao lado da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FDUSP), no centro de São Paulo, buscou promover a circulação e ocupação do edifício de forma clara, acessível e bem articulada.
A proposta arquitetônica visou garantir a autonomia de funcionamento do conjunto, conectando todos os andares – Biblioteca, Midiateca, Administração e Área Técnica – diretamente ao térreo, que foi projetado como uma extensão do passeio público, incluindo uma recepção e um pequeno café.
A Área Técnica está situada no subsolo, facilitando a expedição. A Biblioteca foi organizada verticalmente, com os andares de acervo e de leitura intercalados. Uma nova torre de circulação vertical foi integrada ao edifício, proporcionando acesso direto a cada andar.
A fachada do edifício foi redesenhada em função da intervenção arquitetônica e estrutural interna. Destaca a setorização espacial, alternando entre empenas cegas nos andares que abrigam os acervos e amplas vitrines que exibem a animação da Biblioteca. O brise que progride acima do último pavimento, oferece proteção ao Terraço Jardim, finalizando o edifício de forma leve, desmaterializando-o.

situação







ficha técnica
localização: São Paulo, SP – Brasil
tipo de construção: cultural, retrofit
cliente/organização: Fundação Arcadas, IAB-SP
início do projeto: 2013
status: concurso de projeto, não construído
equipe
autores: Márcia Terazaki, Keila Costa
estrutura: Tunehiro Uono
conforto térmico: Letícia Neves
acústica: Marcelo de Godoy
paisagismo: Luisa Mellis
publicado nos sites concursodeprojeto.org, Archdaily
Menção Honrosa
Nova Biblioteca Concurso Público Nacional de Arquitetura