SP Escola de Teatro
Exposição na 8a Bienal Internacional de Arquitetura – SP
Requalificação de um antigo prédio comercial da década de 1950. O edifício está em frente à icônica Praça Roosevelt, no centro de São Paulo, local de intensa atividade cultural e artística.
Este novo espaço de aprendizagem veio somar-se aos demais teatros da região, oferecendo salas de ensaio, um pequeno teatro e oficinas de formação das artes cênicas.
O programa do teatro-escola foi intercalado entre andares de pé direito duplo e simples.
A torre nova da circulação vertical é independente da construção existente, e ambas são interligadas por passarelas, a cada andar. O vazio remanescente entre os dois blocos garante a iluminação e ventilação cruzada das salas de ensaio e áreas de apoio.
O desenho da fachada foi reformulado como resultado da intervenção arquitetônica para o novo programa proposto para o edifício existente.
O dispositivo retrátil em chapa de aço perfurada, externo ao caixilho acústico das salas de ensaio de pé direito duplo, protegem da luminosidade e calor excessivos. Já os andares simples têm o caixilho recuado, permanecendo abrigados por varandas sombreadas.
Visualização 360°: http://www.spescoladeteatro.org.br/sp360/
ficha técnica
local:
São Paulo, SP
ano de projeto:
2009
obra concluída:
2010
área do tereno:
196 m²
área construída:
2.056 m²
arquitetura:
Camila Toledo, Márcia Terazaki, Fábio Frutuoso, Marta Moreira
estrutura:
Cia. de Projetos
instalações:
Sandretec
ar condicionado:
Macro System
acústica:
José Mannis, Alexandre Boratto
fotos:
Fábio Frutuoso